terça-feira, 17 de junho de 2014

Fala e pensa

         O falar com retidão e simplicidade é uma virtude, e o pensamento governado produz a paz.




Fala e pensa


      Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.
Epístola de São Tiago, cap. 3:6.


O Ser Humano
A todo momento
Fala o que pensa,
E, por isso,
Sempre enfrenta
Os diversos flagelos
Que colocou nos seus prélios.


Diz com grande vozerio
Como um grande rio
Que não respeita as margens:
Eu falo o quero
Ou armazeno no meu cérebro
O que almejo.


Eu tenho o Direito de pensar
E manifestar
Com palavras e atos
O que de fato
Acho o certo.


Porém, tem também o Dever
De não comprometer
Os ouvidos alheios
Com vãs palavras.


         "Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo”.
          
         Cora Coralina – Escritora e Poetisa Brasileira (1889 a 1985).

Nenhum comentário:

Postar um comentário